TEMA: Literatura Infantil
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura e Arte
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.
OBJETIVOS
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
FINALIDADES
O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO
Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:
• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.
• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.
• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO
• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro suas gravuras e figuras.
• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TERS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
• Depois contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma comparação, utilizando fantoches.
• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
• Cantaremos músicas infantis.
• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
• Fazer máscara dos personagens.
• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO
Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta e um trabalho em grupo.
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura e Arte
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.
OBJETIVOS
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
FINALIDADES
O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO
Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:
• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.
• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.
• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO
• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro suas gravuras e figuras.
• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TERS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
• Depois contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma comparação, utilizando fantoches.
• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
• Cantaremos músicas infantis.
• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
• Fazer máscara dos personagens.
• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO
Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta e um trabalho em grupo.
Muito boa esta aula!
ResponderExcluirParabéns!!
Bom plano de aula, bem criativa.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Adorei!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Adorei!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho bem criativa adorei!
ResponderExcluirGostei muito!
ResponderExcluirgostei muito do blog, vou recomendar para os meus alunos da escola particular zona norte, eles irão gostar
ResponderExcluir