quarta-feira, 30 de março de 2011

Plano de aula: Literatura Infantil

TEMA: Literatura Infantil


SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS

AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura e Arte



JUSTIFICATIVA



Na Educação Infantil e de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.



OBJETIVOS

Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

FINALIDADES

O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.

METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO

Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:

• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.

• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.

• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO

• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro suas gravuras e figuras.

• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TERS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.

• Depois contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma comparação, utilizando fantoches.

• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.

• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.

• Cantaremos músicas infantis.

• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.

• Fazer máscara dos personagens.

• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.

CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO

Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.

AVALIAÇÃO

Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta e um trabalho em grupo.




2 comentários: