quarta-feira, 30 de março de 2011

Plano de aula: Matemática e Linguagem Verbal e Não-verbal

TEMA: MÚSICA: CINCOS PATINHOS
SUBTEMA: UTILIZAÇÃO DA CONTAGEM ORAL ATRAVÉS DAS MÚSICAS.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.
FAIXA ETÁRIA: PRÉ III, IDADE DE 5 ANOS.


JUSTIFICATIVA:
Torna-se de suma importância que o professor na Educação Infantil tenha o conhecimento de que a criança desde seu nascimento está se relacionando com os abjetos e as pessoas, e que a matemática está presente em seu cotidiano. Por isso cabe ao professor a tarefa de ampliar conhecimentos prévios das crianças referentes às noções matemáticas e principalmente as de quantidades.

CONTEUDO:
• Quantidades

OBJETIVO GERAL:
• Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem verbal e não-verbal.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Identificar as quantidades.
• Representar em forma de registro com desenhos.

MATERIAL NECESSARIO:

No desenvolvimento das atividades utilizaremos a sala de aula, crianças e professores, mesas, cadeiras, sulfite, lápis de cor. , a letra da música os cinco patinhos.

Cinco Patinhos - Compositora: Xuxa
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.
Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.
Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.
Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.
Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.

DESENVOLVIMENTO:

Esta atividade será realizada na Escola de Educação Infantil do Centro de Promoção Educacional de Apiacás, no qual desenvolveremos as atividades na sala da pré-escola III, com crianças de cinco anos de idade.

1º-Passo:

• Roda de conversa com as crianças para discutir as atividades proposta.

2º-Passo:

• Cantaremos com as crianças a música: cincos patinhos, fazendo a representação das quantidades de patinhos utilizando as mãos, após catarmos a música cada criança fará a representação das quantidades em forma de desenhos .

AVALIAÇÃO:

Observar se a criança possui domínio em relação às noções de quantidades e se faz relação utilizando a linguagem verbal e não-verbal.

Um comentário: